Apresentação

Curiosos, nós, os Agentes do Tempo(alunos da escola secundária da Maia), pretendemos proporcionar-vos uma viagem desde os tempos mais remotos da Medicina até a actualidade.
O nosso projecto cujo o tema é:"Avanços da Medicina", insere-se no tema geral da turma 12ºA que é: "Os nós da Saúde".
Esta viagem será realizada durante este ano lectivo(2009/2010) dentro da área curricular não disciplinar Área de Projecto.

Esperamos que esta viagem fomente a vossa curiosidade pela Medicina.;)

domingo, 20 de dezembro de 2009

Resultado da sondagem


Quem foi considerado o pai da Medicina?


A. Einstein (14%)
Galileu Galilei (0%)
Hipócrates (57%)
Louis Pasteur (28%)

Parabéns caros curiosos, a resposta mais votada (Hipócrates) é a correcta!:D
Deixamos-vos aqui uma breve descrição da contribuição de cada personalidade para a ciência, para que fiquem esclarecidos.

Albert Einstein foi um físico alemão radicado nos Estados Unidos mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade.

Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.

Hipócrates foi um médico grego, considerado, hoje em dia, por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado como o "pai da Medicina".
Nas suas obras testemunha-se a rejeição pelas superstições e pelas práticas mágicas da “saúde” primitiva, levando a cabo investigações científicas que levaram ao surgimento e evolução da Medicina.
Ao longo do tempo, fez descrições clínicas pelas quais se pôde diagnosticar doenças como a malária, papeira, pneumonia e tuberculose. Para além dessas, também descreveu instrumentos de dissecação e procedimentos práticos de anatomia.
Para Hipócrates, os factores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde as pessoas viviam estavam relacionados com o aparecimento de muitas epidemias.

Louis Pasteur produziu duas vacinas essenciais para a protecção do Homem contra agentes patogénicos: a raiva e a cólera das galinhas. Realizou pesquisas sobre doenças infecciosas, os meios de contágio e prevenção; deste modo foi essencial na evolução da medicina preventiva, dos métodos cirúrgicos (com a prevenção das infecções), das técnicas de obstetrícia e dos hábitos de higiene.

Não percam a próxima sondagem!!

Sem comentários:

Enviar um comentário