Apresentação

Curiosos, nós, os Agentes do Tempo(alunos da escola secundária da Maia), pretendemos proporcionar-vos uma viagem desde os tempos mais remotos da Medicina até a actualidade.
O nosso projecto cujo o tema é:"Avanços da Medicina", insere-se no tema geral da turma 12ºA que é: "Os nós da Saúde".
Esta viagem será realizada durante este ano lectivo(2009/2010) dentro da área curricular não disciplinar Área de Projecto.

Esperamos que esta viagem fomente a vossa curiosidade pela Medicina.;)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cartoon

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Resultado da sexta sondagem

Se uma pessoa amputar as duas pernas existe alguma possibilidade de voltar a andar?

Sim (60%)

Não (20%)

Não sei. (0%)

Talvez, no futuro. (20%)

Caros curiosos estamos muito contentes pela vossa prestação, mais uma vez a resposta certa foi a mais votada.:)

Através da biónica já é possível esta maravilha!
A biónica é, hoje em dia, muito utilizada na Medicina. Contribuindo essencialmente para desenvolvimento ao nível das próteses.
Por exemplo, as pessoas amputadas ficam com a memória do braço, como se ainda o tivesse. Deste modo, são capazes de emitir sinais pelos músculos que vão ser captados por um chip.
Este processo acontece da seguinte forma: Os nervos que saem da medula espinal enviam as ordens do cérebro aos sistemas residuais. Um chip de computador em cada sistema envia os dados para um receptor alojado na pele. O receptor transmite os dados para outro chip que os descodifica e retransmite ao controlador do membro, accionando os motores, que vão fazer o braço biótico mover-se.
Posteriormente, será criada a pele biónica para que estas pessoas possam sentir e ter a percepção da pressão.
O mesmo acontece com o resto dos membros.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Poster dos instrumentos

No 2º Período, partimos mais uma vez à descoberta de novas curiosidades.
Desta vez, o resultado originou um poster, sobre os instrumentos utilizados na Medicina de antigamente.
Os instrumentos publicados no poster abordam várias áreas da Medicina tais como: oftalmologia, Medicina dentária, Medicina preventiva, etc.
Sabias que para combater o raquitismo infantil, na década de 30, em Berlim, as crianças eram expostas a grandes quantidades de luz ultravioleta.
Esta é apenas uma das muitas curiosidades que podes encontrar.

Resultados da quinta sondagem

Qual ou quais as doenças que hoje em dia já podem ser tratadas através das células estaminais?

Leucemia Aguda(40%)

Anemia Congénita Deseritropoiética(60%)

Doença de Parkinson(60%)

Lesão da Medula Espinhal(20%)

Caros curiosos têm de andar mais atentos, só acertaram numa das respostas certas...

A leucemia aguda e Anemia Congénita Deseritropoiética são (entre outras) doenças que já têm tratamento padronizado. Nestes casos, o tratamento com HSPC (Células Estaminais e Progenitoras Hemotopoiéticas) é eficaz e já está totalmente comprovado, padronizado e generalizado. Para algumas destas doenças, as HSPC são o único tratamento disponível. Para outras doenças, são só empregues quando os outros tratamentos disponíveis falham ou quando a doença é muito agressiva e rápida.

A doença de Parkinson e a lesão na medula espinal são Doenças com Tratamento em Fase Experimental.
Nestas doenças, o benefício do tratamento com HSPC ainda não foi comprovado. Nalguns casos, os tratamentos já se encontram em Ensaio Clínico de Fase I (comparação do tratamento com HSPC com o tratamento com outra terapia, para ver se as HSPC dão resultados melhores). Noutros casos, as experiências ainda estão em fase laboratorial (culturas celulares, animais).

Não percam a próxima sondagem.;)

sábado, 20 de março de 2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

Resultados da quarta sondagem

Quem foi o primeiro a utilizar o bisturi como instrumento cirúrgico?

Michael Gottieb (16%)

Ambroise Paré (33%)

Louis Pasteur (16%)

Frederick Matthias Alexander (33%)


Caros curiosos, desta vez não acertaram na resposta certa, ou melhor empatar-na com outra...

Michael Gottlieb

Michael Gottlieb Ritter von Agnether (1719 - 1752) foi um botânico romeno.

Ambroise Paré

Ambroise Paré nasceu por volta de 1510 em Bourg-Hensent, perto de Laval, na França. Não era médico e iniciou sua carreira como aprendiz de cirurgião-barbeiro em Laval.
Inventou novos instrumentos cirúrgicos, reviveu a versão podálica de Sorano, bem como a operação de lábio leporino, e foi o primeiro a perceber que a sífilis era causa de aneurisma da aorta. Foi pioneiro na homeostase de membros amputados, com o uso de pinças e fios para ligar os vasos, tal como se pratica hoje.Foi o primeiro a empregar o bisturi como instrumento cirúrgico e em seus trabalhos.

Louis Pasteur

Louis Pasteur (Dole, 27 de Dezembro de 1822 — Marnes-la-Coquette, 28 de Setembro de 1895) foi um cientista francês. Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina.

Frederick Matthias Alexander

Frederick Matthias Alexander (20 de Janeiro de 1869 – 10 de Outubro de 1955) foi um actor australiano que desenvolveu uma técnica educacional que hoje é denominada técnica de Alexander.
Frederick Matthias Alexander ao verificar que estava a perder a voz, ficando a sua carreira teatral em risco, descobriu que a cura dependia da correcção da sua postura. A partir daí, começou a tentar corrigir a sua postura e, quando o conseguiu, resolveu o problema. Assim nasceu a técnica de Alexander.

Esperamos que tenham aprendido mais e tirado as vossas dúvidas.
Até breve...;)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Criovida



Na tarde de 1 de Março, nós, agentes do tempo, deslocamo-nos até ao Criovida – Instituto de Investigação e Conservação de Células Estaminais.
Após uma longa, dura e emocionante caminhada pela Zona Industrial da Maia, lá fomos ao encontro deste Instituto.
Esta foi uma visita de grande interesse para o grupo pois tivemos oportunidade de ver, e acima de tudo, perceber como é que funciona este tipo de investigação e o que tem vindo a surgir nesta área.
Paralisia facial, Cegueira e reconstrução de ossos são algumas das doenças tratáveis pela aplicação das células estaminais e dos trabalhos desenvolvidos no Criovida.
















Criopreservador que conserva as células estaminais a -170ºC.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Resultados da terceira sondagem

Quem ganhou o Nobel da Medicina em Portugal?

Egas Moniz (75%)

Abel Salazar (12%)

A. Damásio (0%)

Garcia da Orta (0%)

Ninguém (12%)


Magníficos curiosos, os nossos sinceros parabéns, pois vocês são uns “ases” nesta matéria ;p. Mais uma vez a resposta mais votada é a correcta!

Aqui vai uma pequena informação sobre cada um dos senhores referidos:


Egas Moniz

António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (1874-1955) foi um médico, neurologista, investigador, professor, político e escritor português. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da medicina ao conseguir pela primeira vez dar visibilidade às artérias do cérebro. A Angiografia Cerebral, que este descobriu após várias experiências com raios X, tornou possível localizar neoplasias, aneurismas, hemorragias e outras mal-formações no cérebro humano, abrindo novos caminhos para a cirurgia cerebral. Por fim resta dizer que Egas Moniz foi proposto cinco vezes (1928, 1933, 1937, 1944 e 1949) ao Nobel de Fisiologia ou Medicina, sendo apenas galardoado em 1949.


Abel Salazar

Abel de Lima Salazar (1889-1946) foi um médico, professor, investigador, pintor e resistente ao regime salazarista português que trabalhou e viveu no Porto.
Em 1918 é nomeado Professor Catedrático de Histologia e Embriologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, acabando por fundar e dirigir o Instituto de Histologia e Embriologia da mesma universidade.
Como investigador, contribuiu, com trabalhos relativos à estrutura e evolução do ovário acabando por criar o agora célebre, e ainda utilizado, método de coloração tano-férrico de Salazar.

António Damásio

António Rosa Damásio (Lisboa, 25 de Fevereiro de 1944) é um médico neurologista, neurocientista português que se dedica ao estudo do cérebro e das emoções humanas. Actualmente é professor de Neurociência na “University of Southern California”.

Garcia de Orta

Garcia de Orta (1500 -1568) foi médico judeu português que viveu na Índia no século XVI. Autor pioneiro da Botânica, Farmacologia, Medicina tropical e Antropologia.

Até breve!;)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cartoon

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resultados da segunda sondagem

Qual o nome do tratado mais antigo da Medicina?

Tractatus de Oculis (25%)

Tratado de clínica cirúrgica (8%)

Corpus Hippocraticum (16%)

Papiro de Ebers (50%)


Saudações admiráveis curiosos :D Parabéns pela última sondagem mais uma vez a resposta correcta foi a mais votada.

Aqui vão informações relativas a cada um dos tratados referidos:


Tractatus de Ocullis

O Tractatus de Oculis, pequeno folheto dedicado ao tratamento das doenças de olhos, redigido por Pedro Hispano. Proporciona-nos uma visão do que era a teoria e a prática, não só da medicina medieval em geral, mas da oftalmologia medieval em particular.

Tratado de clínica cirúrgica
O professor Irany Moraes conseguiu reunir nesse livro mais de 300 especialistas brasileiros, que outorgaram os seus conhecimentos e enorme experiência para a edição desse livro. Este discorre sobre fisiologia, diagnóstico, epidemiologia, cirurgia, entre outros.

Corpus Hippocraticum
O conjunto das obras atribuídas a Hipócrates constitui o Corpus hippocraticum. Os seus ensinamentos, o seu sentido de previsão e sua capacidade para a observação clínica directa contribuíram em grande medida para eliminação da superstição da medicina antiga.


Papiro Ebers
O Papiro de Ebers é um dos mais antigos tratados médicos que se tem conhecimento. Foi escrito no Antigo Egito por Imotep, um renomado médico e físico, que na época era aclamado como um "Deus" da cura de seu povo. É datado de aproximadamente 1550 a.C.


Actualmente o papiro está em exibição na biblioteca da Universidade de Leipzig e foi batizado em homenagem ao egiptólogo alemão Georg Ebers, que os adquiriu em 1873.
O papiro contém mais de 700 fórmulas mágicas e remédios populares além de uma descrição precisa do sistema circulatório.




Espero que tenham aprendido mais e não deixem de votar!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Museu Nacional da Historia da Medicina

Mais uma vez, os Agentes do tempo, no dia 11 de Janeiro, partiram à descoberta…
Desta vez fomos visitar o Museu Nacional da Historia da Medicina
“Maximiano Lemos”, sito na Faculdade de Medicina do Porto. Este museu, como já era de esperar, é possuidor de um grande património histórico. Neste encontram-se aparelhos e instrumentos utilizados na Medicina desde o inicio da sua aplicação em Portugal.
Para nós, que hoje em dia temos toda a tecnologia e inovação ao nosso dispor, de modo a que a sua aplicação no tratamento de doenças nos cause o menor desconforto e dor possível, foi completamente supreendente ver o que era utilizado antigamente e o modo como eram tratadas as doenças. Ao mesmo tempo ver como a Medicina, em específico os materiais e aparelhos, evoluíram até aos dias de hoje, conferiu a esta visita um toque bastante interessante e importante para a amplificação dos nossos conhecimentos nesta área, para que possamos aplica-los no nosso projecto, principalmente no nosso próximo poster que será sobre os instrumentos que eram utilizados na Medicina antiga.

Aconselhamos todos os curiosos e fascinados pela Medicina a visitar. ;)