Apresentação

Curiosos, nós, os Agentes do Tempo(alunos da escola secundária da Maia), pretendemos proporcionar-vos uma viagem desde os tempos mais remotos da Medicina até a actualidade.
O nosso projecto cujo o tema é:"Avanços da Medicina", insere-se no tema geral da turma 12ºA que é: "Os nós da Saúde".
Esta viagem será realizada durante este ano lectivo(2009/2010) dentro da área curricular não disciplinar Área de Projecto.

Esperamos que esta viagem fomente a vossa curiosidade pela Medicina.;)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Resultados da segunda sondagem

Qual o nome do tratado mais antigo da Medicina?

Tractatus de Oculis (25%)

Tratado de clínica cirúrgica (8%)

Corpus Hippocraticum (16%)

Papiro de Ebers (50%)


Saudações admiráveis curiosos :D Parabéns pela última sondagem mais uma vez a resposta correcta foi a mais votada.

Aqui vão informações relativas a cada um dos tratados referidos:


Tractatus de Ocullis

O Tractatus de Oculis, pequeno folheto dedicado ao tratamento das doenças de olhos, redigido por Pedro Hispano. Proporciona-nos uma visão do que era a teoria e a prática, não só da medicina medieval em geral, mas da oftalmologia medieval em particular.

Tratado de clínica cirúrgica
O professor Irany Moraes conseguiu reunir nesse livro mais de 300 especialistas brasileiros, que outorgaram os seus conhecimentos e enorme experiência para a edição desse livro. Este discorre sobre fisiologia, diagnóstico, epidemiologia, cirurgia, entre outros.

Corpus Hippocraticum
O conjunto das obras atribuídas a Hipócrates constitui o Corpus hippocraticum. Os seus ensinamentos, o seu sentido de previsão e sua capacidade para a observação clínica directa contribuíram em grande medida para eliminação da superstição da medicina antiga.


Papiro Ebers
O Papiro de Ebers é um dos mais antigos tratados médicos que se tem conhecimento. Foi escrito no Antigo Egito por Imotep, um renomado médico e físico, que na época era aclamado como um "Deus" da cura de seu povo. É datado de aproximadamente 1550 a.C.


Actualmente o papiro está em exibição na biblioteca da Universidade de Leipzig e foi batizado em homenagem ao egiptólogo alemão Georg Ebers, que os adquiriu em 1873.
O papiro contém mais de 700 fórmulas mágicas e remédios populares além de uma descrição precisa do sistema circulatório.




Espero que tenham aprendido mais e não deixem de votar!

Sem comentários:

Enviar um comentário